Dialogue

Vocabulary (Review)

Learn New Words FAST with this Lesson’s Vocab Review List

Get this lesson’s key vocab, their translations and pronunciations. Sign up for your Free Lifetime Account Now and get 7 Days of Premium Access including this feature.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Notes

Unlock In-Depth Explanations & Exclusive Takeaways with Printable Lesson Notes

Unlock Lesson Notes and Transcripts for every single lesson. Sign Up for a Free Lifetime Account and Get 7 Days of Premium Access.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Transcript

Presidente Getúlio Vargas
Desde o fim da monarquia no Brasil, o país estava sob a chamada República Velha, dominada pela "política do café-com-leite", onde políticos paulistas e mineiros se alternavam na presidência. Em 1930, seguindo a Grande Depressão, um desentendimento entre esses dois estados abriu espaço para um golpe de estado que colocou Getúlio Vargas como Chefe do Governo Provisório.
Vargas, que nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, começou uma carreira militar, mas mais tarde dedicou-se ao estudo de direito. Antes de tornar-se presidente, ele já havia ocupado vários cargos públicos, se tornando até governador de seu estado. Vargas tinha uma posição liberal, e era favorável a um desenvolvimento industrial capitalista.
Em 1932 aconteceu a Revolução Constitucionalista, que pedia por eleições democráticas, já que Vargas tinha tomado o poder à força por um golpe militar. Então em 1933, Vargas for legalmente eleito presidente por mais 4 anos por voto popular.
Ao final de seu mandato, enquanto as eleições de 1937 eram aguardadas, rumores sobre um plano comunista para tomar o poder deram a Vargas uma justificativa para estabelecer uma ditadura que veio a ser conhecida como Estado Novo, indo contra a Constituição de 1934 que limitava o mandato de presidentes a somente 4 anos. O Estado Novo foi marcado pela instituição de direitos trabalhistas, e por isso Vargas ficou conhecido como "o pai dos pobres". Uma nova moeda e várias companhias governamentais também foram criadas.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, a ditadura de Vargas chegou ao fim e um novo presidente foi eleito. Getúlio esperou pelas eleições de 1950, quando ele foi eleito novamente com uma grande maioria de votos populares. Durante este novo período, a oposição era forte, e após um atentado à vida de Carlos Lacerda, seu maior oponente, Vargas sentiu que não tinha mais controle sobre a situação e se suicidou no Palácio do Catete em 24 de Agosto de 1954. Ele deixou uma carta onde são encontradas suas famosa últimas palavras "Saio da vida para entrar para a história."

Comments

Hide